Entrevista com Fernando Luiz Monteiro de Souza, Diretor do Colégio Universitário da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Fernando Luiz monteiro de Souza possui graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela UERJ, Pedagogia FAEP; Mestrado em Ciência Política e Doutorado em Sociologia pela USP. Atualmente é Diretor Colégio Universitário da USCS, professor e pesquisador da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Tem experiência na área de Educação e Ciências Sociais, em Projetos Pedagógicos de Formação Docente, Educação não Formal e Formal, e Intervenções Sociais e Psicoeducacionais.
A gestão da escola é uma tarefa desafiadora, especialmente quando mudamos de nível de ensino. Poderia dizer como foram os primeiros anos de gestão do Colégio Universitário da USCS?
Os desafios nos meus primeiros anos, no Colégio Universitário da USCS, a partir do meu ingresso na Direção em 2022, foram caracterizados pela necessidade de promover a organização pedagógica da instituição e consolidá-la por meio da implementação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCC). Além disso, a promoção da Inclusão e da Saúde Mental no ambiente escolar pela estruturação e regulamentação do serviço especializado do Núcleo Psicoeducacional (NEPSI) foi uma mudança significativa, na cultura escolar, no que se refere ao atendimento à Educação Especial e aos cuidados de bem-estar dos discentes, docentes e funcionários. Outro aspecto a ser ressaltado foi o processo de organização administrativa, para a estruturação da carreira dos professores do Colégio Universitário na USCS. Nestes três anos de percurso, vale ainda destacar a ênfase às iniciativas pedagógicas para a organização da representação discente, as atividades extracurriculares e o aperfeiçoamento de processos técnicos-informacionais da administração.
Dentre as modalidades de Gestão, temos: a Gestão Democrática, Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Educacionais, e outras. Qual destas modalidades você considera mais desafiadora no Colégio USCS?
Creio que a Gestão de Pessoas me parece ser o maior desafio, pois é a partir dos relacionamentos que a escola estrutura internamente toda a rede de atuação nos diferentes aspectos da vida escolar. A escola é um ambiente vivo e dinâmico, perpassada, no seu cotidiano, por aspectos da comunidade à qual dedicamos os nossos serviços. Ou, seja, a escola é um lugar que nos exige, como gestores(as) além das habilidades intelectuais e administrativas, competências emocionais e sociais. Por isso, liderar pessoas, numa perspectiva democrática, é um processo complexo e desafiador, mas também, criativo e de grande potência para estimular a emancipação dos jovens estudantes, por meio do conhecimento escolar.
O Colégio Universitário da USCS difere um pouco das demais escolas de regulares; você pode falar um pouco sobre isso?
O Colégio Universitário, nasceu em 2019, sendo uma escola pública, criada por iniciativa no campo Educação Básica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. A USCS é uma Universidade, com mais de 50 anos de existência e conta com um reconhecimento público, por suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, especialmente na região do Grande ABC e no estado de São Paulo. Nesta perspectiva, o diferencial do Colégio está em aliar a Pesquisa ao Ensino Básico, como um elemento significativo, que organiza a aprendizagem dos jovens estudantes do Ensino Médio. Há uma interface significativa entre os recursos e experiências da Universidade, com a Proposta Curricular do Ensino Médio, considerando, em especial, o uso comum de espaços destinados à pesquisa e ao aprimoramento técnico-científico no nível superior. Esta singularidade, permite aos jovens estudantes, a oportunidade de integrar a vida acadêmica, em experiências de pesquisa, nos níveis de Graduação e Pós-Graduação, fator que amplia o repertório de saberes, conhecimentos e perspectivas de carreiras dos estudantes.
Em 2024, o Colégio USCS teve um número de grande de ingressantes aprovados em universidades renomadas além da USCS, tais como, USP, UNICAMP, UFSCAR. A que se deve este desempenho dos estudantes?
Esta aprovação dos estudantes em renomadas Universidades Públicas, deve-se, principalmente, pelo Colégio receber um público que identifica nas iniciativas da Universidade USCS um referencial da qualidade no ensino oferecido. Além disso, a qualificação acadêmica dos docentes e da equipe gestora, por meio da formação contínua e o reconhecimento de títulos na carreira, conforma um ambiente constate de aprimoramento dos educadores. Estes fatores se refletem na qualidade do Processo de Ensino e Aprendizagem desenvolvidos no Colégio Universitário da USCS e na motivação aos jovens estudantes do Ensino Médio. Em consonância a isto, a Gestão Pedagógica do Colégio adota estratégias de participação em exames públicos de larga escala, em olimpíadas do conhecimento nas diversas áreas, no reforço escolar e no processo avaliativo contínuo, com o intuito de monitorar, e de orientar a formação dos estudantes.
Nonato Assis de Miranda
Universidade Municipal de São Caetano do Sul